AMAMENTAR, UM GESTO DE AMOR

Amamentar é um gesto de amor… mas não é o único!

Se por alguma razão não conseguir amamentar não se culpe….!

E se por alguma razão não quiser amamentar… não tenha medo de exprimi-lo!

A amamentação é sempre uma decisão sua.

VANTAGENS

Amamentar, é sem dúvida, um gesto de amor, que reforça o vinculo entre a mãe e o filho, é esta uma das grandes vantagens.

O leite materno, reforça o sistema imunitário do bebé, previne infeções, protege de alergias, é mais facilmente digerido, reduz o aparecimento na idade adulta de cáries, hipertensão arterial, obesidade, diabetes e outras doenças.

 E o melhor de tudo, está sempre preparado e à temperatura certa. Pode amamentar em qualquer lugar…. É muito simples… não precisa de andar carregada com o saco com biberões, preocupar-se se o leite está muito quente ou frio… enfim, mais tranquilidade para a mãe!

A amamentação ajuda a mãe a perder o peso ganho durante a gravidez, favorece a recuperação do útero e prevenção de hemorragias pós-parto, e diminui o risco de aparecimento de osteoporose, cancro da mama, ovário e endométrio.

Agora que sabe as vantagens tome uma decisão consciente.

 No inicio a amamentação não é fácil, e a minha experiência o diz,

mas vale a pena!

Caso tenha dificuldades na amamentação, se for essa a sua vontade, não desista, procure ajuda!

 Por vezes a avó, ou a amiga, apesar de ter boas intenções, não consegue ajudar, pelo contrário só aumentam a sua ansiedade. É sempre preferível procurar um profissional de saúde. No seu Centro de Saúde existe uma enfermeira, disponível para ajudá-la neste processo, procure-a!

Após a resolução dos obstáculos iniciais, a amamentar torna-se num momento de ternura e interação com o bebé único, impossivel de descrever!

E eu sei do que falo, amamentei muito… até os meus dois perfazerem dois anos de idade!

Anúncios