QUANDO CHEGA A HORA DE USAR A COLHER…

Depois dos 4 meses ou dos 6 meses, quando o bebé começa a exigir mamadas mais frequentes,  é o momento ideal para iniciar a alimentação à colher.

Durante os primeiros meses de vida, a necessidade alimentar de  um bebé é totalmente satisfeita pelo leite, quer seja materno ou em pó (leite artificial).

Se o bebé se alimentar de leite materno exclusivo, deve fazê-lo até aos 6 meses. Caso seja, leite artificial pode iniciar a introdução dos novos alimentos a partir dos 4 meses.

A introdução dos novos alimentos não deve ser rígida, o que importa, é não cometer grandes erros, como abusar do açúcar ou sal, ou introduzir demasiado cedo alimentos que podem causar alergias no bebé.

Existem à venda inúmeras colheres, umas totalmente ergonómicas, outras nem tanto, mas o importante é que sejam macias e pequenas para não magoar o bebé.

Antes de iniciar a preparar a alimentação do bebé tenha sempre o cuidado de lavar as mãos.

Opte sempre cozinhar os alimentos enquanto estão  frescos, lave muito bem todos os vegetais, frutas e legumes, retirar a pele cuidadosamente, e certificar-se que não existem pevides, sementes, caroços, grumos.

No fim de preparada, a sopa ou a fruta pode ser guardada no frigorífico apenas durante 24 horas.

No momento da refeição, é importante que esteja disponível para o bebé, não tenha pressa na hora da refeição, oriente-se pelas exigências do bebé!

Ele pode gostar da papa mais liquida ou mais grossa, pode gostar da sopa mais fria ou mais quente… Vá experimentando, até conseguir compreender o seu bebé! Nunca, mas mesmo nunca deixe o bebé a comer sozinho pelo risco de engasgamento.

Dê tempo ao bebé para se habituar a este tipo de alimentação que é completamente diferente do leite e deixe estabeleça o seu próprio ritmo.

Ele vai demorar um pouco a aprender a alimentar-se pela colher. Se houver alimentos que ele não goste não desista… vá continuando a oferecer.

Inicie a alimentação sólida com pequenas doses, não espere que ele coma uma taça cheia de papa na primeira vez! Dê sempre a papa à colher, não coloque a papa no biberão.

Se o bebé não comer o suficiente complete a refeição com leite.

Não force o bebé a comer, quando este já não manifesta interesse, nem sempre apetece ao bebé comer a mesma quantidade.

Introduza novos alimentos quando o bebé estiver bem, se ele estiver ou doente, a introdução de alimentos sólidos pode ser adiada até que tudo volte ao normal.

Não introduza mais do que um alimento novo no mesmo dia, para conseguir verificar caso o bebé manifeste manchas ou algum inchaço, qual o alimento que lhe provocou a alergia. Se o bebé manifestar algum destes sinais deve recorrer a um serviço de saúde.

 

Anúncios