TOCA A LEVANTAR! O DESAFIO MATINAL DE TODOS OS PAIS…

A preparação dos filhos para a escola, pode ser realmente um desafio!

Pais  com tempo contado, stressados, cansados, que se deslocam pela casa rapidamente a preparar tarefas, que tem de cumprir até à hora marcada, versus filhos ensonados, irritados, que se despacham o mais devagar que conseguem!

Ouvem-se ordens dos pais “vai lavar os dentes”, e muitas outras ordens repetidas como “já te disse isso mais de dez vezes”, até que os filhos só chegam à pasta e à escova quando vão arrastados  pela nossa mão!

Preparar um filho, já é um desafio, então dois é o desafio total! Entre birras, ordens que não são cumpridas, o tempo vai passando, até que nos últimos 5 minutos, os pais, com o stress em alta, ativam a velocidade da luz e por magia os miúdos aparecem vestidos, calçados, com dentes lavados e prontos a sair!

Não é a melhor maneira de começar o dia… Mas para quem tem filhos, não é fácil…!

Mas como para uma mãe não há impossíveis, deixo-vos 7 passos que vão tornar as manhãs muito… mas mesmo muito… mais tranquilas!

1 – Deitar cedo

As crianças devem dormir pelo menos 10 horas. Se a criança tiver dormido a quantidade de horas necessárias, mais facilmente vai acordar  bem disposta, evitando assim as birras  e rabugices matinais!

2 – Acordar primeiro

O mesmo se aplica às mães, é importante dormir o necessário para que consigam  acordar bem dispostas e pacientes! Coloquem o despertador pelo menos 15 minutos antes do acordar dos miúdos. Esses 15 minutos são só seus… servem para se preparar, ficar bonita, pois além de mãe, é mulher, não se esqueça disso!

3 – Acordar calmamente

Numa primeira fase, abra  apenas as persianas do quarto dos miudos, para que a claridade os faça despertar calmamente. Quando for a hora exata de levantar, chame-os baixinho ao ouvido, dê aqueles miminhos, que todas as mães adoram, e traga-os consigo, se os deixa sozinhos no quarto, voltam de imediato para a cama!

3 – Dar o tempo necessário

Dê o tempo necessário para que a criança se arranje com autonomia. Pode ser preciso 30 minutos ou mais! Se for preciso mais, dê-lhe mais. Vá lhe dando ordens curtas para que ele organize e execute as ações “Vai lavar os dentes”, etc…

4 – Desligar a televisão

Não vale a pena dizer à criança para se vestir depressa, se ela está concentrada na televisão. É importante deixá-la concentrar-se apenas em uma tarefa de cada vez.

5 – Deixe a roupa preparada de véspera

Assim evita-se as birras do “não gosto desta roupa”, e do “deixa-me escolher!”

6 – O pequeno almoço não pode ser esquecido

Por mais pressa que tenha, não saia de casa sem que as crianças tomem o pequeno almoço. É um hábito de saúde que vai ser fundamental ao longo da vida dos seus filhos.

7 – Dar atenção

Tente ter tempo para dar atenção aos seus filhos, para conversar com eles,  e não responda qualquer coisa a fazer inúmeras tarefas. Ao lhes der atenção, evita aquele comportamento repetitivo de chamada constante, quando quase nos gastam o nome, de tantas vezes que nos chamam! Fale com o seu filho diretamente, olhe para ele, não esteja no meio de  tarefas apenas a dizer que sim.

Por fim, a melhor das dicas… disponha do tempo que necessita para preparar-se a si e aos seus filhos com calma e sem pressas… se for preciso coloque o despertador a tocar 45 minutos antes, se precisar de mais, coloque mais tempo! Perde sono, mas acredite em mim… ganha qualidade de vida!!! Experimente!

Anúncios