MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM E MÃE DE DOIS OU MAIS FILHOS: Que diferenças?

Tudo se cria… quem faz comida para dois faz para três!

É uma verdade, mas ser mãe de um, dois ou mais filhos, é no mínimo diferente!

A mãe de primeira viagem devora livros e esforça-se para fazer tudo, tal qual está escrito….  Enquanto que, a mãe de dois ou mais filhos pode até ler, mas não interioriza, adapta!

A mãe de primeira viagem, vive tudo com entusiasmo único, vive a observar o filho… Enquanto que, a mãe de dois ou mais filhos, está de olho, contempla as conquistas do filho, mas pelo meio vai mantendo as suas tarefas!

A mãe de primeira viagem adapta todas rotinas  ao filho, é o filho que dita horários… Enquanto que, a mãe de dois ou mais filhos, integra o filho num ambiente  já com regras e rotinas estabelecidas.

A mãe de primeira viagem “morre de preocupação” se o filho não come… anda atrás dele pela casa, com a colher numa das mãos e brinquedos ou telemóvel na outra… Enquanto que, a mãe de dois ou mais filhos, diz “comes depois”, ou então “não sais da mesa enquanto não comeres”, e mantém com convicção  a opinião!

A mãe de primeira viagem responde de forma imediata às solicitações do filho… Enquanto que, a mãe de dois ou mais filhos, tem outra arma secreta,  “vai brincar com o mano até a mãe acabar o que está a fazer”!.

A mãe de primeira viagem desespera com o primeiro sintoma de doença do filho… e corre para o hospital… Enquanto que, a mãe de dois ou mais filhos, usa todas as mezinhas que sabe e espera pacientemente que a doença passe por si! Sim, também vai ao hospital, mas só quando vê que já passaram alguns dias e nada se resolve!

A mãe de primeira viagem fotografa  e filma tudo… não quer perder nada!… Enquanto que a mãe de dois ou mais filhos, fotografa apenas os momentos marcantes e muitas vezes já nem sabe onde estão as fotos!

Qualquer mãe, do primeiro filho sabe nomear quando é que nasceu o primeiro dente, começou a andar, disse a primeira palavra, largou as fraldas. Dos filhos que se seguem,  já recorda com mais dificuldade, não porque o amor não é igual, mas apenas  porque é vivido de maneira diferente. Para a mãe de primeira viagem, tudo é novo e isso faz com que seja mais marcante.

A mãe de dois ou mais filhos, já sabe ser mãe, vive  a maternidade com  uma tranquilidade que permite gerir atenções e afetos, e ser mãe de todos por igual!

Anúncios