ALERGIA AO CALOR… O QUE FAZER

Calor, calor e mais calor!

Procuramos ambientes mais frescos, trazemos os meninos quase despidos, oferecemos água…

O calor é difícil de suportar, e pode mesmo provocar diferentes tipos de reações na pele.  E não é um mito, não… a alergia ao calor existe e provoca mal estar. É comum na infância, em particular nos bebés.

Manifesta-se por umas borbulhinhas avermelhadas ou mesmo umas pequeníssimas bolhinhas, que surgem nas zonas que estão em contacto com a roupa, ou onde a criança transpira mais  (pescoço,  axilas, região da fralda). O bebé parece mais irritado, porque tem comichão, e os pais nem sempre sabem como lidar com a situação.

Se o seu bebé está a passar por tudo isto, aqui vão umas dicas, esperando que ajudem a devolver o bem estar ao pequenino e a tranquilizar os pais:

– Se o dia está quente, o bebé vai adorar refrescar-se! Prepare um banho frio ou tépido e deixe-o chapinhar.

– Após o banho hidrate a pele, mas tente evitar o uso de cremes muito gordos, que por vezes, impedem a pele de respirar.

– Mantenha a criança num ambiente fresco e arejado.  As crianças adoram estar despidas, aproveite para lhes fazer a vontade!  Se o problema for na região genital e nadegueira, é boa ideia deixar o bebé sem fralda por alguns períodos… pode ganhar de presente um xixi fora da fralda, mas há coisas mais complicadas de resolver!

Hidrate o bebé, oferecendo água mais vezes ao longo do dia. Se for só maminha, em dias de muito calor é natural que a criança “peça” para mamar mais vezes, ou se demore um bocadinho mais na refeição… e assim deve ser.

– Mantenha as unhas da criança curtas e bem limpas, para que não se magoe quando tem o impulso de se coçar e não venha a infetar as borbulhinhas.

– Para controlar o comichão  pode preparar um banho de água com farinha maizena (duas colheres de sopa de farinha dentro da banheira). Sim, percebeu bem… e resulta!

– Vista a criança com roupa leve, larga e confortável. Opte por tecidos de algodão e evite em particular os sintéticos.

Na realidade, tomando estas medidas logo que observe os primeiros sintomas, tudo será mais fácil de tratar.

Gostamos de crianças com pinta, mas pintas destas, não!

Que os dias quentes tragam alegria e diversão… e que as borbulhinhas se deixem disciplinar!

Anúncios