6 PASSOS SIMPLES PARA AMAMENTAR COM SUCESSO

Amamentar é um ato natural… O bebé já nasce com reflexos que precisa  para que a amamentação seja um verdadeiro sucesso!

Conheça os 6 PASSOS SIMPLES que favorecem a amamentação e que fazem toda a diferença:

1 - Concentre-se no bebé

Quando está a amamentar procure estar disponível para o seu bebé, amamentar e estar ao telefone, a ver televisão ou à conversa, não é aconselhável. Concentre-se no seu bebé, isso ajudará a produção de leite, e  só desta forma, vai conseguir perceber, se o bebé está  está na posição adequada, se está a mamar, a chuchar ou a dormir! Com o aumento da idade do bebé, ele fica mais reativo aos estímulos, logo mais curioso, se o amamentar num local pouco tranquilo, é comum o bebé largar a mama várias vezes para observar o que se passa à sua volta.

2 - Esteja confortável

Adote uma posição correta e confortável (costas direitas e apoiadas; se necessário colocar os pés apoiados num banco). Use almofadas para apoiar as costas e os braços ou para elevar o bebé; O bebé deve estar apoiado no antebraço da mãe e em contacto com a barriga da mãe. A mãe tem de se sentir confortável, caso contrário vai estar sempre a mudar de posição, interrompendo a amamentação,  e no final vai ficar com dores, e não vai aproveitar em pleno este momento de interação único com o seu bebé que é a amamentação.

3 - Adaptação do bebé à mama

Aproximar sempre o bebé da mama, e não a mama do bebé.  A boca do bebé no mamilo deve ocupar a aréola e não apenas o mamilo. A mãe pode colocar dois dedos em redor do mamilo para facilitar a respiração do bebé.

4 - Durante a mamada

Não deixe o bebé adormecer à mama. Mexa-lhe na orelha ou faça massagens nos pés sempre que o notar a querer adormecer. Chame o pai ou outro familiar para dar esta ajuda nos primeiros tempos.

Deixe o bebé mamar tudo o que quiser de uma mama, até que a largue espontaneamente. Depois ofereça sempre a outra. O bebé pode querer ou não. Não é preciso mamar das duas mamas, se o bebé tiver feito uma mamada constante de pelo menos 15 a 20 minutos.

Não deixe o bebé à mama mais de 40 minutos, tente que ele faça uma mamada contínua. Mais de 40 minutos não está a mamar, ou está sempre a adormecer ou a fazer a mama de chucha.

Na mamada seguinte deve começar pela mama que ofereceu em último lugar.

Com o passar do tempo o bebé fica mais ativo e mama bem mais rápido, a partir dos 3 meses, mamadas de 10 minutos podem ser suficientes.

5 - Eructação (“Arrotar”)

No final da mamada o bebé deve ser colocado a eructar. Coloque-o no seu colo apoiado nos seus ombros,  e dê batidas leves nas costas para facilitar a saída de ar. Alguns bebés mamam  muito depressa, e fazem muito barulho a mamar, ingerindo ar em demasia durante a mamada.  A eructação favorece a saída de ar e evita as cólicas abdominais.

 

6 - Frequência 

No bebé recém nascido deve ser dado leite em horário livre, ou seja sempre que o bebé pedir. Quando a amamentação estiver consolidada pode ser estabelecido um horário de acordo com o ritmo do bebé. Não deixe o bebé mais de 4h sem mamar, lembre-se que o tempo é contado desde o inicio da mamada e não no fim.

Anúncios