TENHO MEDO! HÁ UM MONSTRO NO MEU QUARTO!

Assim, de mansinho, como quem não quer dar a entender que ali está… lá se mete a pequena debaixo dos nossos lençóis! Abandona a sua cama, e vem ocupar a nossa! E faz a coisa com tal arte (atravessa o corpo na cama, abre os braços e as pernas) que às vezes acaba por conseguir expulsar um de nós.

Quando lhe pergunto porque não quer ficar no seu quarto, diz que tem medo… medo dos monstros, do ninja da noite, do Robbie Reles, dos crocodilos… enfim, a coisa vai variando de noite para noite, e lá temos nós que ir buscar a varinha mágica para expulsar os medos.

Nesta idade é mesmo assim, não vale de muito dizer que os monstros não existem, ou que o ninja da noite é uma personagem inventada! Os medos noturnos são frequentes nas crianças em idade pré-escolar, e resultam da imaginação e da incapacidade em distinguir a realidade da ficção.

O importante é agir de forma imediata, assim que a criança acorda assustada ou a chorar:

Acenda a luz para que a criança se sinta mais segura (pode mesmo deixar uma luz de presença no quarto);

Conforte, dizendo “A mamã/papá está aqui”. Transmita-lhe calma, usando um tom de voz sereno e gestos suaves;

– Se tiver um objeto de referência, permita que o use para adormecer. Vai sentir-se acompanhada e mais confiante;

– Por mais absurdo que possa parecer, o medo é para a criança algo muito real. Diga-lhe que a compreende, que também sentiu medo quando era pequena e que a vai ajudar a enfrentar a situação.

– Tente ir ao encontro da sua compreensão, usando por exemplo a imaginação da criança. É por isso que aqui por casa expulsamos os medos com a varinha mágica!

Atualmente as crianças têm acesso fácil a jogos e vídeos, cujo conteúdo pode não ser adequado para a sua idade. Cabe aos pais supervisionar o que a criança vê e estabelecer um horário apropriado para este tipo de atividades (nunca antes de dormir).

É hora de pôr a funcionar a vassoura de varrer o medo, a poção mágica que afasta os tremeliques, a varinha de condão que seca as lágrimas ou o pó de fada que acalma os sustos!

Tudo isto com uma boa dose de paciência e a esperança de noites mais bem dormidas!

Anúncios