REGRESSO ÀS AULAS

É hora de voltar à escola.

As emoções andam ao rubro.

Tanto para as crianças como para os pais!

As crianças vivem um misto de emoções, por um lado pena porque acabaram as férias, e com elas a boa vida! Seguem-se dias mais ocupados e exigentes. Por outro lado, é vê-los contentes, de sorriso disfarçado, quando dizem, “Fogo, vai começar a escola!”, porque as saudades dos amigos apertam e o regresso da escola traz os amigos de volta!

Os pais também vivem um misto de emoções, mas bem diferentes. Pena há pouca, é mais  alegria, porque em Setembro os pais precisam de ter os filhos novamente ocupados, com regras e rotinas, as férias já cansam!

Minto… existe um sentimento de pena, mas da carteira! Entre os manuais, os livros de fichas, a mochila da moda e todo o restante material escolar, que integra uma lista tão extensa que só de ler cansa, é pena de ver a carteira a ficar cada vez mais magra!

Mas a verdade, é que o regresso à escola é um momento de alegria para pais e filhos, ainda que conjugado com alguma ansiedade, principalmente no primeiro ano de cada ciclo. É nessa altura que nós, pais, sentimos que os nossos meninos, já não são assim tão meninos, e que estão a crescer a olhos vistos!

Todas as mudanças vêm acompanhadas de alguma angústia!  São tantas as novidades a gerir… escola nova, professores novos, colegas novos, rotinas novas…!

Enfim, cabe aos pais reforçar a confiança da criança/jovem e  dizer “ vai tudo correr bem”, “ tu vais ser capaz”… e guardar para si, todos os medos e receios! E são muitos, eu sei…!

A maior parte das vezes, os nossos pequenos outrora, agora crescidos, surpreendem-nos com uma capacidade de adaptação sem limites, e todos os nossos medos e receios parecem bobos diante de tamanha normalidade que nos apresentam! Por isso, aguenta coração….!!!

Assim, só nos resta dizer adeus às nossas inseguranças!

Bom regresso às aulas…  para pais e filhos!

Anúncios