TPC:”TORTURA” PARA CRIANÇAS… E PAIS?

A escola começou e com ela vêm os chamados TPC, que cá em casa, para a mãe, têm um significado especial, chamo-lhes “tortura para crianças… e pais”!

Passo a explicar, os TPC são trabalhos evitáveis e sofridos que não trazem vantagens a ninguém, muito menos à criança que está tão cansada, depois de um dia inteiro de aulas, que não assimila nada daquilo que faz!

Primeiro que se sentem para começar os TPC, é quase necessário decretar uma guerra! Depois, surge vezes sem conta a sede, brinca-se com o lápis, com a borracha e os trabalhos, esses ficam à espera que alguém os faça! Até que a mãe começa a ralhar, e por magia, os trabalhos são feitos mas sempre com muita rabugice, pouca atenção,  e… em demasiado tempo!

Esta dificuldade de concentração e pouca vontade de fazer os trabalhos de casa, há que ter um motivo…!

Será a criança hiperativa?

Será a criança preguiçosa?

Será que a criança tem dificuldade na aprendizagem?

                 Ou será apenas criança? Ou melhor… uma criança cansada?!

         Com trabalhos de casa densos, as crianças ficam sem tempo de ser crianças! Têm o tempo contado… Chegam a casa, lancham, fazem trabalhos, jantam e dormem!

Onde fica o relacionamento entre pais e filhos?

Os momentos de brincadeira entre irmãos?

Não ficam! A agenda das crianças é preenchida das 9h às 21h, sem espaço para pausas, sem espaço para simplesmente não fazer nada, o que tanta falta faz!

Qualquer um de nós quando chega a casa, não tem pachorra para mais trabalho! O que é que leva alguém a pensar que com as crianças pode ser diferente?

Porque razão, em vez de ir brincar e interagir com os meus filhos, a escola obriga-me a ser submetida à tortura dos trabalhos de casa?

Será este apenas o meu sentir?!

 Acho que não! Existem mais pais, como eu, a pedir para reduzir os trabalhos de casa, mas o melhor que se consegue é o dia de folga semanal, o dia sem trabalhos, o dia preferido do meu filho! Sempre com a justificação de que o programa é extenso e a matéria tem de ser dada!

Mas a verdade é que também vejo pais, que afirmam sem dúvidas que os trabalhos de casa ajudam as crianças a ficarem melhor preparadas!

 A sério? Estão 8 horas na escola e é com os trabalhos de casa que ficam melhor ou pior preparados?

A escola que não consegue ensinar, no horário escolar, não pode ser uma boa escola!

A tortura dos trabalhos de casa mantém-se porque o sistema assim o exige!

Mas será que vale a pena?

Estou convicta que não….!

Com crianças cansadas, o que não se aprendeu num dia inteiro de escola, não é depois das 17h que se aprende!

É esta a realidade que eu assisto diariamente…. durante a “tortura” dos TPC!

Anúncios