DICAS PARA LIDAR COM NARIZINHOS ENTUPIDOS

 

 

Bebé com o nariz entupido não consegue comer nem dormir, porque não consegue respirar! Cansa-se a mamar, fica rabugento e não tarda nada começa com tosse.

Os bebés não se sabem assoar, e têm que ser os pais a resolver a situação. É por isto que é muito importante que se sintam capazes de fazer a limpeza das narinas do bebé, de forma eficaz e segura.

A lavagem nasal pode e deve ser aprendida, permitindo que o bebé se livre das secreções que se acumulam nas narinas. É essencial que seja executada de forma correta, para que o bebé não se engasgue.

Quando?

  • Sempre que o seu bebé apresente obstrução nasal/narizinho entupido.
  • Deve ser feita várias vezes por dia, preferencialmente antes da refeição (pois a mobilização e secreções pode provocar o vómito).

Como?

  • Deite o seu bebé de lado, sobre a caminha ou o fraldário.
  • Assegure-se que se mantém lateralizado durante o procedimento. Se for muito mexido ou mais crescidinho, deve pedir ajuda a outra pessoa, pra que se mantenha bem imobilizado.
  • Introduza um jacto de soro fisiológico (NaCl 0,9%) na narina de cima, com uma ampola ou seringa, usando movimentos firmes. Verá que sairá pela narina de baixo, arrastando consigo as secreções que não deixam o bebé respirar.  Muitos pais põem umas gotinhas de soro à entrada das narinas, mas isso não é eficaz…
  • Se o bebé estiver de lado (cabecinha bem lateralizada) não correrá o risco de se engasgar. Irá ficar “atrapalhado”  mas rapidamente voltará ao choro vigoroso.
  • Quando o bebé voltar a respirar de forma eficaz, pegue-o ao colo e dê muito mimo! Mesmo assim não espere ser perdoado, pois ainda não conheci nenhum bebé que adore limpar as narinas.

Os bebés respiram predominantemente pelo nariz, pelo que é necessário assegurar que o conseguem fazer bem. Um procedimento simples e rápido, que lhes trará grande bem estar.

 

 

 

 

Anúncios