GRIPE EM ALTA: A VIROSE QUE ARREPIA…!

A gripe chegou… e já era esperada! Como em todos os anos, chega e faz-nos uma visita! Em Portugal esta visita dá-se entre Novembro e Março. Este ano, até veio mais tarde! Mas nem por isso com menos intensidade!

A gripe é  provocada por um vírus,  que ataca predominantemente as vias respiratórias. Mas não só! Se nas crianças mais crescidas e jovens manifesta-se por um inicio súbito de mal estar, febre, dores no corpo, dor de cabeça e tosse. Nos bebés, a febre e a moleza são os sintomas mais comuns, que podem ser acompanhados por sintomas gastrointestinais, como vómitos e diarreia,  e sintomas respiratórios, como tosse, obstrução nasal e falta de ar.

Como é que a gripe nos apanha?

O vírus transmite-se através de partículas de saliva de uma pessoa infectada, que são  libertadas através da tosse e dos espirros, mas também por contacto direto, através das mãos.

Assim que o vírus ataca, a doença manifesta-se de imediato?

Não, existe um período de 2 dias entre o momento que a pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas.

O contágio da gripe ocorre em que periodo?

O contágio da gripe é fácil,  começa 1 a 2 dias antes da ocorrência dos primeiros sintomas e prolonga-se por um período de 7 dias.

Fala-se tanto em gripe… A gripe é uma doença grave?

Não, a gripe é habitualmente uma doença de curta duração (até 3 ou 4 dias), com sintomas controláveis, de boa evolução, com recuperação completa após cerca de 1 semana.

É possível fugir à gripe?

É difícil, principalmente com crianças, que estamos sempre a mimar! A forma mais segura de evitar a gripe é através da vacinação. Se não se vacinou, resta-lhe evitar o contágio, ficando longe de pessoas com a doença e lavando com muita frequência as mãos!

A gripe agarrou a sua família? E agora?

Para recuperar :

  • Fique em casa, com o seu filho em repouso e seja paciente… Recorra aos serviços de saúde apenas se não conseguir controlar os sintomas.
  • Não dê antibióticos por auto recriação. Os antibióticos não atuam em infeções virais como é o caso da gripe, não vão melhorar sintomas… ;
  • Controle a temperatura, através administração de paracetamol em caso de febre;
  • Reforce os líquidos… Menos apetite é um sintoma normal!
  • Mantenha os narizinhos bem limpos, faça lavagem nasal com soro fisiológico sempre que necessário!

 

Para evitar o contágio do próximo…!

  • Reduza o contacto com outras pessoas… mesmo que sejam os avós, amigos ou primos para ver a criança!
  • Ensine os irmãos que enquanto a criança estiver doente, não se dão beijinhos!
  • Lave frequentemente as mãos…
  • Use lenços de papel de utilização única!
  • Ao espirrar ou tossir proteja a boca com o antebraço, não utilize as mãos!

 

Anúncios