PORQUE É QUE OS BEBÉS BOLÇAM?

 

Quando se trata de bebés, tudo merece atenção. A alimentação é uma das áreas do cuidado ao bebé que mais preocupa os pais, e que muitas vezes lhes traz dúvidas.

Os bebés não são todos iguais e isso também se traduz na forma como mamam. Há bebés que mamam sofregamente, há bebés que se distraem facilmente durante a refeição, há bebés que precisam de ser estimulados enquanto bebem o leitinho e que adormecem facilmente a mamar…  Os pais vão aprendendo as particularidades do seu rebento, e tudo se vai resolvendo.

Uma das preocupações mais frequentes descrita pelos pais,  está relacionada com a regurgitação de leite após a refeição, vulgarmente conhecida como bolçar.

É normal o bebé bolçar?

Sim. Os bebés bolçam porque existe uma imaturidade da válvula que impede que o conteúdo do estômago volte para a boca.  Pela sua imaturidade, esta válvula abre com facilidade, e o bebé acaba por regurgitar .

  • Quando os bebés são  muito sôfregos a mamar ou estão mal adaptados à mama/tetina, podem engolir ar enquanto se alimentam. Nestes casos, a pressão criada dentro do estômago vai facilitar a abertura da tal válvula e… o bebé bolça.
  • Se o bebé ingere mais leite do que a quantidade que lhe é recomendada, o estômago fica muito cheio e… o bebé bolça.
  • Quando o bebé arrota, a saída de ar do estômago também pode ser acompanhada de saída de leite. Assim, se vai deitar o seu bebé depois de mamar, deve assegurar-se que ele arrota devidamente, para que não corra o risco de bolçar enquanto está deitado. Elevar a cabeceira da cama, previne a ocorrência de regurgitação durante os períodos de sono.

Algumas situações podem requerer outra abordagem. Se tem a noção que o seu bebé bolça em grande quantidade de forma continuada e/ou apresenta choro persistente após a refeição… deverá procurar  partilhar esta informação com um profissional de saúde.

Anúncios