MIOSITE – O QUE É? COMO SE TRATA?

Em termos “muito gerais” podemos definir miosite como uma inflamação dos músculos. Contudo, existem diferentes tipos de miosite, pois as causas para esta inflamação podem ser várias. Dependendo da causa, assim é o tratamento e o prognóstico.

Este não será o sítio certo para aprofundarmos o tema, até porque nos interessa abordar apenas a forma de miosite mais comum na infância, que pela sua apresentação assusta pais e crianças. Falamos da miosite viral aguda, que surge de forma inesperada e se traduz pela sensação de fraqueza e dor muscular nos membros inferiores (gemelar). A criança queixa-se de dor severa e incapacitante, recusando muitas vezes a fazer carga nos membros e a andar.

São sintomas que preocupam e que inevitavelmente irão levar os pais a procurar um serviço de saúde, permitindo assim que se chegue ao diagnóstico.

Habitualmente existe uma história recente de febre, dor de garganta, tosse…  A criança terá estado doente ou a recuperar de uma gripe ou de outra infeção respiratória viral. O tratamento passa pelo repouso e hidratação, podendo exigir que a criança fique internada para hidratação endovenosa, vigilância e restrição da atividade física.

Com o tratamento adequado a  evolução é favorável,  verificando-se o desaparecimento dos sintomas ao fim de alguns dias.

Anúncios