EXTRAÇÃO DE LEITE MATERNO: A SOLUÇÃO PARA O REGRESSO AO TRABALHO!

Toda a mãe que amamenta tem um desejo, amamentar o maior tempo possível. Mas, quando chega a hora de regressar ao trabalho, muitas mães optam por iniciar aleitamento artificial, para alimentar o bebé durante o período de ausência. Essa é a solução mais fácil, mas não é a melhor! Quando o bebé inicia leite adaptado, vai começar a desinteressar-se gradualmente pela mama da mãe e o que acontece é que a partir desse momento a amamentação tem os dias contados!

Não desista da amamentação!

Comece desde cedo a fazer extração de leite materno e guarde-o para deixar quando for trabalhar. Quando estiver ausente será a refeição ideal para o seu bebé.

Como fazer a extração de leite para guardar?

Pode fazer a extração por bomba manual ou elétrica.
Qual é a diferença entre as duas?

As bombas elétricas são mais fáceis de utilização, a própria maquina faz tudo, só precisa de escolher a velocidade e o grau de estimulação, a única desvantagem é o preço mais elevado. As bombas manuais são mais económicas, mas requerem que a mãe esteja constantemente a pressionar o manipulo, o que se pode tornar cansativo! Com qualquer uma deles consegue de forma eficaz extrair leite e guardá-lo para outras utilizações.

Quando estiver a trabalhar pode ser necessário fazer extracção de leite?

Sim. Há mães que têm uma produção grande de leite e têm necessidade de fazer a extração de leite, não só para o guardar para mais tarde, mas sobretudo para que a mama não fique demasiado cheia e provoque desconforto. Se esse é o seu caso, pode ter a necessidade de levar a bomba de extração consigo para o trabalho.

Como fazer a extração de leite no trabalho num ambiente à partida pouco propício?

Bastam minutos consegue extrair leite suficiente, por isso numa das suas pausas, vá para um local tranquilo e limpo, descontraia, pense no seu bebé, olhe para uma fotografia dele e o seu instinto maternal fará o resto, o leite irá começar a fluir. Tenha a atenção lavar bem as mãos antes e depois do processo de extração e manipulação de materiais.

Como conservar o leite materno?

O leite materno retirado pode ser conservado no frigorífico ou no congelador, em recipientes próprios: sacos de congelação (à venda na farmácia) e recipientes de plástico rígido ou vidro com tampa. Deve identificar o leite com dia e hora de extração antes de guardá-lo no frigorífico ou congelador.

Nunca junte leite recém extraído, ao leite que está no frigorífico ou no congelador.

O leite pode ser congelado, mesmo se permaneceu 48 horas no frigorífico.

Conservação do leite materno Local de armazenamento Tempo máximo
LEITE RECÉM EXTRAÍDO (Fresco) À temperatura ambiente (se <25ºC) 6/8 Horas
LEITE REFRIGERADO No frigorífico (0 a 4ºC) 72h (3 dias)
LEITE CONGELADO No congelador (dentro do frigorífico) 2 Semanas
No congelador (tipo combinado) 3/6 Meses
Na arca frigorífica (-19ºC ou mais baixo) 6 Meses
DESCONGELAÇÃO DO LEITE Descongelado dentro do frigorífico 12/24 Horas
Descongelado fora do frigorífico Imediato
Anúncios