CORAÇÃO QUE AGUENTE… TENHO EM CASA UM PRÉ-ADOLESCENTE!

       Mães e pais com filhos com 9 anos… 

                       Tomem atenção!

Criancinhas os vossos filhos já não o são!

Agora são pré-adolescentes!

São os próprios que se autointitulam assim… e há estudos que o confirmam!

Porque é que crescem tão rápido?

É esta a pergunta que todos os pais fazem…!

Mas não vale a pena perder-se em perguntas, porque o tempo não volta a trás…

O melhor mesmo é habituar-se à ideia… À ideia de que o tempo passa, e não passa só pelos outros, pelos vistos também passa por nós!

Olhamos para os nossos filhos, e vemos que já são crescidos… onde ficaram os nossos meninos?!

É caso para dizer:

“Coração que aguente, tenho em casa um pré-adolescente!”

As mães de pré-adolescentes notam que os filhos começam a ter preferência por um certo tipo de roupa! Se permitíssemos vestiam durante toda a semana as mesmas calças. Tudo aquilo que compramos já não serve, tudo o que existe no armário “são roupas que os fazem parecer trolls”. Ou porque não combina, ou porque simplesmente “não é nada fixe”… aos olhos dos amigos! São tantos os defeitos que acabamos por dizer “Ok, para a próxima vens comigo às compras!” (frase que nos faz arrepender, vinte vezes de a termos proferido).

As mães de pré-adolescentes, sabem que ir às compras se torna num pesadelo. Nunca pensavam que fosse possível, até o dia… o pré-adolescente às compras, é cinco vezes pior que uma mulher! Tem de vestir tudo, mas mesmo tudo! Só está bom se ficar na perfeição, qual fole, qual bainha comprida! Tem de estar tudo a preceito! O problema é que para ficar tudo a preceito, só dura um mês, porque o pré adolescente está sempre a crescer…! E explicar isto ao pré-adolescente? Haja paciência… eu desconhecia que tinha tanta!

As mães de pré-adolescentes, sabem que são precisos muitos minutos para que o pré adolescente consiga obter o penteado que deseja! O espelho quase que desfaz perante tanto uso… O penteado é uma espécie de ritual que não pode ser apressado… O pré adolescente primeiro que considere o penteado “fixe”, dá voltas e mais voltas ao cabelo… para quê? Não sei, não noto grande diferença… mas o pré adolescente nota! Por ele é preciso ir ao cabeleireiro todas as semanas para cortar uma ponta que não está a “cair bem”, nem com carradas de gel!

As mães de pré–adolescentes, começam a perceber que a palavra “privacidade “existe, porque para tudo o pré adolescente a usa! É desculpa para todos os segredos…!

As mães de pré-adolescentes, começam a perceber do interesse  pelo sexo oposto… é observá-los a rir baixinho de piadas ou imagens que identifiquem partes do corpo oposto, mas mantendo sempre a expressão “que nojo” quando observam um casal a namorar!

As mães de pré-adolescentes, dão conta da importância dos amigos. Para o pré-adolescente o que é “fixe” é fazer o que os amigos fazem… e a opinião dos amigos começa a ganhar relevo. Tratam-se por manos e mais uma dúzia de palavras em calão que  ainda não consegui perceber!

As mães de pré-adolescentes, começam a notar que para trás o tempo não anda, e que está prestes a chegar, bem mais depressa do que alguma vez imaginaram… a fase mais temida por todas as mães… a adolescência!

Sejam muito bem vindas!

Anúncios