SAPINHOS…

Os sapinhos (candidíase oral) aparecem em crianças saudáveis e podem interferir com a alimentação. Habitualmente observam-se umas pequenas placas brancas de aspeto cremoso, que se podem distribuir pela língua, céu da boca, interior das bochechas, gengivas… Nem sempre causam desconforto à criança, mas ainda que esta se continue a alimentar bem, tem que ser tratada.

Por vezes os pais pensam que se trata de restos de leite, e não valorizam as pequenas placas. Na verdade, trata-se de um fungo, que irá continuar a disseminar-se caso não se faça tratamento. É importante que os pais saibam que não devem raspar estas placas, pois este procedimento pode levar a sangramentos e feridas. O tratamento passa pela aplicação de medicamentos apropriados, com fungicida, e estando devidamente identificada a situação, pode adquirir o medicamento na farmácia.

Os sapinhos podem resultar de um contágio, ou de um desequilíbrio provocado pela toma de antibióticos, por exemplo.   A criança não deve ir à creche, e tudo o que a criança levar à boca deve ser desinfetado (chucha, tetina, brinquedos, talheres).  Da mesma forma, as mães que amamentam devem fazer a adequada limpeza do mamilo, e aplicar um creme fúngico apropriado.

Anúncios