A CHUCHA… SIM OU NÃO?

A chucha é um objeto que todas as mães adoram!

É infalível para acalmar o bebé… parece mágica…!

O bebé começa a chorar e de repente basta o simples gesto de colocar a chucha e a harmonia regressa à casa. E acreditem em mim quando eu digo que a chucha faz muita falta!

A chucha é benéfica?

Claro que sim! A chucha permite que a criança se acalme. Não utilizar chucha pode fazer com que a criança procure outros meios para obter uma sensação de satisfação semelhante, como chuchar no dedo ou ranger os dentes.

Usando chucha, há sempre a possibilidade de mais tarde a retirar… já acabar com o vicio de chuchar no dedo não é assim tão fácil!

Também há os bebés, que nascem já com uma personalidade tão forte, que decidem que não querem chucha, apesar das tentativas frustradas dos pais. (Eu que o diga…!).

A chucha deve ser dada ao bebé logo desde que o nascimento?

Só deve ser dada a chucha a um bebé quando a amamentação está consolidada, apesar de os pais se sentirem muito tentados a fazê-lo quando o recém nascido é muito chorão e difícil de acalmar! Dar a chucha numa fase precoce pode criar confusão no bebé entre a chucha e o mamilo e prejudicar o sucesso da amamentação.

Sempre que o bebé está a chorar, deve-se usar a chucha?

Até aos 18 meses, pode dar a chucha ao bebé sempre que este chora, contudo deverá experimentar também outras formas de acalmá-lo, como dar, colo, falar com ele, brincar…. Para que gradualmente a criança se habitue a partir dos 18 meses, a usar a chucha apenas quando está a dormir.

Qual a idade em que deve ser retirada a chucha?

A idade é variável, depende da iniciativa da criança e dos pais. Deve acontecer de forma natural entre os 3 e os 5 anos de idade. Se acontecer antes… melhor!

Como retirar a chucha de forma natural?

O preferível é a chucha ser retirada por iniciativa própria da criança. Deve aproveitar um acontecimento ou uma deixa da criança para retirar a chucha.

Como exemplo, deixo o relato da minha experiência com o meu primeiro filho… “O meu filho deixou a chucha por volta dos 20 meses. Quando íamos passear, ele passeava também a chucha! Num dia fomos ao Sitio da Nazaré e espreitamos a paisagem, o pequeno dizia  “chuchu” “água”, e fazia o gesto de atirar a chucha para a água, e eu disse na brincadeira “atira”. Para meu espanto, ele atirou-a mesmo! O meu primeiro pensamento foi e agora, o que é que eu fiz?! Mas de imediato pensei, é este o momento ideal para retirar a chucha! Por incrível que pareça foi muito natural, ele aceitou a ausência da chucha, porque foi ele que a deitou fora…! Nas duas primeiras noites choramingou, mas depois nunca mais se lembrou dela!

Quais as consequências de manter a chucha durante o dia após os 18 meses, e durante a noite após os 4 anos?

  • Pouca autonomia;
  • Problemas de dentição que podem provocar problemas de mastigação e até de dição.

 

Não desista facilmente… Retirar a chucha pode não ser tão fácil como pensa… As primeiras noites sem a chucha vão ser difíceis, mas depois passa… Como tudo na vida!

É preferível perder uma ou duas noites a confortar o seu filho, do que manter um hábito que passado a idade recomendada, tem tudo de prejudicial e nada de benéfico!

Anúncios