OS PRIMEIROS 3 MESES – COMO CRESCE!

Ainda agora nasceu e já está a estreitar relações e a estabelecer laços afetivos! É verdade, o bebé desenvolve-se a olhos vistos e sendo tão pequeno e indefeso, é notável a sua capacidade de socialização. A carinha fofa e redonda derrete qualquer coração e não há quem resista aos seus encantos…

No primeiro mês de vida (por volta das 6 semanas) o bebé sorri! Falamos do sorriso social, dirigido e utilizado como a primeira forma de comunicação da infância. O sorriso transforma o bebé num ser de relação.

Nesta fase o bebé também começa a seguir as pessoas em movimento, e consegue fixar objetos com o olhar. Segue a face humana e vai evoluindo no sentido de adquirir o controlo da cabeça. Alterna períodos de sono com períodos em que se mantém desperto e atento ao meio que o cerca.

No segundo mês de vida o bebé começa a “falar”, iniciando treinos de vocalização. Para tal o estímulo é muito importante, uma vez que o bebé tende a imitar a voz humana. É o início da linguagem, e se acha que não dá para conversar com um bebé, está enganado. Há quem se perca por tempos infinitos nestas conversas!

O bebé comunica com choro se estiver desconfortável, mas também emite vocalizações que sugerem alegria e bem estar. O controlo da cabeça é agora mais eficaz, mas não total e a sua visão está mais desenvolvida.

No terceiro mês de vida o bebé descobre algo fabuloso: as mãos! Brinca com elas e já é capaz de segurar objetos!

É uma fase maravilhosa, em que o bebé adquire o controlo da cabeça, dirige o olhar, chama a atenção através de vocalizações, e ainda aprende a rir às gargalhadas.

Bebé a crescer… uma sucessão de milagres!

Anúncios