O QUE TODA A GRÁVIDA OUVE… MESMO QUE NÃO QUEIRA….!

Assim que se sabe a boa nova, toda a gente tem uma opinião! De repente, saímos do anonimato e somos A GRÁVIDA!

Basta a nossa presença, para que a conversa, gire em torno da gravidez, do parto e de bebés! Aparecem as experiências das amigas, das mães, das tias… e algumas tão más que para manter a saúde mental da grávida, deviam mesmo era ficar escondidas!

Mas há algo, em nós mulheres, que nos impele de partilhar as nossas experiências mais íntimas, sempre que aparece uma grávida!

Qual a razão? Não sei… Quem souber, que diga, se faz favor!

O que eu sei, é o que todas as grávidas ouvem, mesmo quando não querem, aquilo que muitas vezes nunca devia ser dito! Ora confira, se estas frases lhe são familiares….

Opinião sobre a vida após a gravidez

Que a vida muda, não há dúvida! Prepare-se para ouvir relatos negativos, como “a sua vida pessoal acabou” e outros mais positivos como “a sua vida começa agora!”. A vida não começa, nem acaba, a vida mantém-se apenas com outro sentido, que toda a grávida quer acreditar que será um rumo mais feliz… Um filho não impede os pais de continuar os seus sonhos (no máximo pode colocar alguns em standby e dar lugar a outros), e cabe apenas aos pais terem a coragem para continuar a seguir os suas metas.

Opinião sobre o trabalho durante a gravidez

“O melhor é ficar já de baixa médica” “Tem que ter muito cuidado com tudo”, “Tem de ser seguida direitinho”. Sim, tem que ter cuidado, mas gravidez não é doença! Desde que cumpra todas as orientações poderá fazer a sua vida normal e trabalhar até quando se sinta bem e enquanto a sua situação clínica o permitir!

Opinião sobre “coisas que trazem o azar”

“Ai que horror, usar cordões junto à barriga, dá azar!”

“Comprar enxoval antes dos 3 meses, não!”

“Roupa emprestada no primeiro filho, nunca!”

“Vestir roupa que não tapa a barriga, não pode!”

É supersticiosa? Então para si vai ser complicado, porque há tanta coisa que dá azar! Se não é, melhor! A verdade é que por menos supersticiosa que seja, nenhuma grávida gosta de ouvir estas frases, por mais que diga que não, no mínimo dão-lhe que pensar!

Opinião sobre o parto

“Parto natural é bem melhor!” “Marca já a cesariana, é um descanso!” “Pede epidural, para quê ter dores?” O parto é mesmo o momento de maior ansiedade de toda a grávida… mas prepare-se para ouvir histórias do pior que há… não ligue! Cada qual tem a sua experiência, e a verdade de uma pessoa não precisa de ser a verdade da outra.

Opinião sobre o corpo após a gravidez

“Vai ficar uma desgraça, mamas descaídas, a barriga nunca mais volta ao lugar!” “Então se der mama, é a toda a hora!”

O corpo não fica como antes, mas está longe de ficar uma desgraça…! Pode ficar com algumas marcas como manchas na pele, estrias, flacidez, varizes… O peso pode recuperar facilmente com alguma persistência! As marcas que permanecerem, podem sempre ser disfarçadas.

Opinião sobre o estado do casamento após a chegada dos filhos

“Filhos não salvam casamento” “Só se tem tempo para o bebé, o marido fica para depois”

Os filhos não salvam mesmo nenhum casamento. De facto até o complicam! Nos primeiros tempos a mãe está tão centrada no filho que por vezes o casal afasta-se… Mas se existir interesse e amor, será apenas uma fase que será ultrapassada… por mais tempo que os filhos exijam, há sempre um tempinho para o casal, basta haver vontade!

Agora, que tem os ouvidos preparados… Fica um conselho, oiça, mas não escute ninguém!

Escute apenas o seu coração e aproveite cada momento da sua gravidez…

Anúncios