O MEU FILHO É MELHOR QUE O TEU…

Não sei se já repararam que vivemos num mundo perfeito… cheio de mães e pais com filhos perfeitos! Onde os filhos menos perfeitos parecem vindos de outro planeta! É que não sei se é impressão minha, mas são cada vez mais raros…

Os filhos menos perfeitos, são uma autêntica raridade:

…Aqueles que não estão no quadro de honra…

… Aqueles que não têm MUITO BOM em todas as disciplinas…

…Aqueles que não ficam de castigo sempre que trazem um BOM, porque na maior parte das vezes não o trazem…

…Aqueles que não são o elemento chave da equipa…!

Ao contrário daquilo que muitas pais dizem e querem fazer parecer, os filhos menos perfeitos não são assim tão poucos! Os filhos menos perfeitos não são mais nem menos inteligentes do que os ditos perfeitos. São apenas crianças pouco entendidas neste universo onde só há espaço à perfeição.

É muito fácil aplaudir os bons feitos, mas bem mais difícil, encorajar, fortalecer e cultivar a confiança, nas crianças menos perfeitas e ajudá-las a vencer as suas dificuldades! As crianças não são todas iguais, nem todas têm a mesma capacidade de raciocínio, a mesma capacidade física, a mesma capacidade de memória, de pensamento…! Mas todas são crianças e todas têm o direito à educação e aprendizagem! Todas têm capacidades, mas infelizmente, nem todos os adultos têm sensibilidade para compreender e rentabilizar ao máximo a capacidade da criança! Há uma tendência quase inata de valorizar o erro, quando devia ser o contrário, devia ser valorizada a vez em que não errou!

Pais de filhos perfeitos,

 … Não façam com que os vossos filhos acreditem que são melhores que os outros…!

Pais de filhos menos perfeitos,

… Não comparem os vossos filhos com outros! Eles não o merecem… !

Ajudem-nos a crescer, compreendam-nos e valorizem aquilo em que são bons, para que eles cresçam com auto-estima e tão capazes como os ditos perfeitos!

Anúncios