DOS 9 AOS 12 MESES – CHARME E ENERGIA!

O bebé mexe-se e mexe… em tudo e de forma repetida!

É uma fase maravilhosa, por ser uma impulsão no sentido da autonomia. O bebé move-se para explorar o ambiente onde se encontra e conseguir chegar ao que quer.

Há bebés que gatinham, que se arrastam, rodopiam sobre si…  Alguns  são autênticos acrobatas e o perigo espreita.  Os mais atrevidos conseguem trepar e envolver-se em alguns sarilhos, pelo que os pais devem ter uma atenção redobrada e agir no sentido de prevenir acidentes.

A melhor forma de avaliar os riscos, é “colocar-se no lugar do bebé”. Olhe à sua volta, com os olhos do seu bebé, e imagine aquilo que lhe pode despertar interesse. Não se esqueça que nesta fase o bebé é um verdadeiro explorador, e que vive inquieto e sedento de perceber o meio que o envolve.

O bebé aponta para o que deseja, bate palminhas, manda beijinhos… é um poço de charme. Aproveite para conversar com ele, brincar, cantar… O bebé irá “pedir-lhe” para repetir indefinidamente a mesma brincadeira, e a cada passo irá aprimorar competências motoras e desenvolvimentais.

Enquanto brinca, trate o bebé pelo seu nome, identifique ações e partes do corpo. Assim estará a ajudá-lo a desenvolver a linguagem e perceção. Seja um elemento ativo nesta conquista de autonomia, mas não se esqueça que cada bebé é único… não estabeleça metas e não crie ansiedades infundadas.

Acima de tudo, aproveite cada momento… Absorva os sorrisos, as gracinhas, as marotices… Saiba que  a cada segundo, o seu bebé cresce e se transforma…

Anúncios