AS VACINAS EXTRA PLANO QUE A CRIANÇA NÃO DEVE DEIXAR DE FAZER…

Que as vacinas são importantes todos nós sabemos!

O que muitos não sabem, é que para além das vacinas do plano nacional de vacinação, existem outras vacinas que também podem ser dadas à criança. São elas:

  • Vacina contra a meningite B;
  • Vacina contra o papiloma vírus humano no sexo masculino;
  • Vacina contra o rotavírus
  • Vacina contra a tosse convulsa
  • Vacina contra a varicela
  • Vacina contra o vírus da hepatite B

É caso para dizer… “Ena, tantas!”

Dado que as vacinas extra plano não são gratuitas, se todas são importantes… Não há carteira que aguente! Ainda mais porque na maior parte delas são necessárias várias doses da vacina para se conseguir uma imunização eficaz!

Pois bem,  a toma destas vacinas, é sempre uma escolha das famílias! Mas como o custo é grande, a maior parte das famílias opta por não  fazer todas estas vacinas.

Há que definir prioridades. Existem duas vacinas extra plano que são as mais recomendadas e que não deve deixar de fazer: a vacina contra a meningite B, a vacina contra o rotavírus.

A meningite B é uma doença rara, mas grave, a taxa de mortalidade pode mesmo chegar aos 10%.

A gastroenterite por rotavírus é de menor gravidade, mas bastante frequente. É a causa de gastroenterite mais frequente no mundo. Pode atingir qualquer criança e a quase totalidade destas, aos cinco anos de idade, já teve pelo menos um episódio, ocorrendo mais frequentemente entre os seis e os 24 meses. Não há índice de mortalidade em países desenvolvidos, como o nosso, mas em alguns casos pode ser necessária a hospitalização.

Anúncios