ESCOLA TAMBÉM É FESTA!

O ano letivo está pertinho do fim, e entrámos na agitada época das festas da escola! Todos se preparam para o tão esperado dia em que se celebram as conquistas dos mais pequenos! Toda a comunidade escolar se envolve em preparativos, tentando proporcionar um momento inesquecível a crianças e pais!

As crianças sobem ao palco, cantam, dançam, declamam e representam. É um autêntico desfilar de talentos, que resulta em momentos que fazem as delícias de quem assiste.

Há estilos de festas para todos os gostos, uns mais formais do que outros. Em algumas escolas os pais também se empenham a participar no espetáculo, e ensaiam peças de teatro e canções. Os pais fazem o que podem, as crianças divertem-se e a festa segue!

As tradições vão variando, principalmente no que se refere aos finalistas. E não falo de quem está a terminar a sua licenciatura , mas dos meninos e meninas que terminam o pré-escolar ou o 1ºciclo. Capas, fitas, colheres de pau, chapéus de formatura… Toda uma engrenagem, que exige esforço e empenho de todos, e que pode parecer um pouco exagerada para o contexto em questão, mas não se precipite em julgamentos, afinal pode vir a concluir que tudo faz muito sentido!

Quando vir o seu “bebé” no palco, com um sorriso que vai daqui até ao céu, vai perceber como está crescido e capaz (coração de mãe derrete!!!). E não é difícil deixar cair uma lágrima, acredite… e a partir desse momento, tudo faz mesmo muito sentido!

Crescer é difícil, para os filhos e para os pais… desconcerta o coração, obriga a desapegos, mas dá espaço a outros afetos e aprendizagens!

Anúncios