QUANDO LER É PIOR QUE UM CASTIGO…

Eu adoro ler, então escrever nem se fala! Não sei se já tinham reparado?! Mas infelizmente o meu gosto pela escrita não está nos genes do meu filho! A verdade é que ele herdou de mim alguns interesses, mas esse não foi um deles!

Para o meu filho, ler é uma espécie de um castigo,  facilmente comparável a ficar um dia inteiro sem ver televisão! Não pensem que estou a exagerar… porque não estou!

Desde muito cedo, que tento passar-lhe o bichinho da leitura, mas sem grande sucesso. Talvez porque ele tem alguma dificuldade no português, esta sempre foi a sua disciplina não grata! Aliás para o meu filho, ler só em trabalhos de casa, e exatamente as linhas que a professora exige, que ele conta religiosamente, nunca lê nem uma a mais!

 Mas como mãe, que é mãe, nunca desiste… eu não desisto!

Por isso comecei a usar algumas estratégias nestas férias, que partilho de seguida, que pouco a pouco têm tido algum efeito… 

1 –  Faz o que eu faço! (isto vale para tudo…) Porque fazer só o que eu digo, não traz motivação! Como é que eu quero que o meu filho se interesse pela leitura, se não assiste os pais a ler? Quando lhe digo para ler, faço o mesmo… pego num livro e lá vai! Faz bem ao filho e à mãe! Apesar de o tempo que disponho para pôr a leitura em dia, confesso é um bem mais curto do que aquilo que eu gostava!

2 –  Peço-lhe para ler uma história para a irmã mais nova (que ainda não saber ler), depois de vários “não me apetece” lá começa porque depois de lançada a ideia a irmã não o larga enquanto ele não lhe ler a dita história.

3 – Filmá-lo enquanto lê e mostrar-lhe de seguida o video… Eu digo acho que te “engasgas-te um bocadinho, o que é que achas? É melhor repetir para ficar um filme perfeito!” Nunca falha… é vê-lo a ler as vezes que forem precisas para ficar bem no filme!

4 – Ler jornais desportivos! Ah pois é… eu tenho um filho que, como tantos outros, adora o Ronaldo e o Benfica, por isso deixo-o ler o jornal… se ele se interessar pelo que lê é meio caminho  para ler com alguma satisfação!

5 – Ler o mesmo que os amigos… Deixei-o comprar os livros da moda, e fazer coleção!

Eu sou do tempo (estou mesmo velha!), que adormecia após ouvir uma história…

 Que sejamos capazes de incutir nos nossos filhos, o gosto pela leitura! Mesmo que essa seja uma tarefa complicada neste mundo digital….

No mundo encantado dos livros, as personagens ganham vida, a imaginação não tem limites… Ler melhora o vocabulário, exercita a criatividade, reforça o raciocínio e traz tranquilidade…. Sobretudo para os filhos, mas também para os pais!

Anúncios